Cirurgia de Pedra nos Rins


Saiba mais sobre as 3 principais cirurgias para pedra no rim (cálculo renal) . A ureterorrenolitotripsia flexível é um tratamento minimamente invasivo, sem incisão, utilizando aparelho de fino calibre que chega até os rins, através da uretra e subsequentemente ureter. Portanto, é indicada para pedras dentro do rim. O laser é utilizado para “quebrar” os cálculos (pedras). A recuperação é, em geral , muito rápida com breve retorno às atividades habituais.

A ureterolitotripsia rígida é a cirurgia utilizada nos casos de cálculo no ureter: quando a pedra ao descer, fica presa no canal entre o rim e bexiga. Feita através de um aparelho semi rígido com câmera e um fragmentador para acessar o cálculo e destruí-lo. Em seguida, retiramos os fragmentos com uma cesta específica (basket). Ao final do procedimento, colocamos o cateter de duplo J, para evitar cólicas, estreitamentos e permitir uma boa drenagem da urina reduzindo a chance de infecção no pós operatório.

A nefrolitotripsia percutânea é o tratamento cirúrgico usado para cálculos renais maiores( por exemplo, mais que 2cm ou 20mm). Utilizada também para tratar cálculos menores de difícil acesso pela ureterorrenolitotripsia flexível e em situações especiais com cálculos renais complexos (cálculos coraliformes que preenchem o interior do rim ou duplo jota calcificados).

Nessa cirurgia, fazemos um pequeno corte nas costas/flanco e criamos um trajeto até o rim com dilatadores para a passagem do nefroscópio (aparelho com câmera que permite identificar o cálculo). Uma vez localizado, o cálculo é pulverizado (com auxílio de laser, tecnologia ultrassônica ou mecânica) e fragmentos maiores são retirados.

e aí? quer saber qual cirurgia melhor para o seu caso ? agende uma consulta, vamos discutir e tirar todas as suas dúvidas!

Dr. Thiago Bruno

Localização

Instituto de Urologia Natal

Rua Ceará Mirim, 264
Tirol, Natal – RN, CEP 59020-240
VEJA NO MAPA

Centro Clínico da Mulher

Rua Coronel Joaquim Manoel
Harmony Center, 615
Petrópolis, Natal – RN, CEP: 59012-330
VEJA NO MAPA