Cirurgia de Próstata ( RTU )


A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição clínica em que há um aumento do tamanho da próstata, que por sua vez comprime o canal uretral gerando sintomas miccionais como: dificuldade para urinar com esforço , jato de urina fraco e partido, sensação de esvaziamento incompleto, gotejamento e acordar várias vezes a noite para urinar.

No adulto jovem, a próstata pesa cerca de 20 gramas e na HPB ela pode atingir dimensões muito maiores que o normal. Após os 30 anos, a próstata vai ganhando 0,4 gramas por ano.

HPB é muito comum em homens acima de 50 anos, mesma faixa etária em que o câncer de próstata passa a ter mais chances de ser encontrado. Já por volta dos 70 anos, é certo que praticamente todos os homens apresentarão algum tipo de aumento da glândula.

Chamada popularmente de “Raspagem de Próstata” , a Ressecção Transuretral da próstata (RTU de próstata) é uma cirurgia feita por endoscopia pelo canal uretral, portanto sem cortes no abdome do paciente. E uma raspagem é feita criando um túnel pelo interior da próstata por onde a urina irá passar sem dificuldade.

Normalmente, a anestesia para a cirurgia é a “ raqui” e os pacientes não sentem dor alguma durante o ato cirúrgico. Os pacientes podem internar no mesmo dia do procedimento e permanecem em média 3 dias no hospital.

Por fim ,o principal objetivo desse procedimento é desobstruir a uretra para aliviar os sintomas.

Você tem dificuldade para urinar? toma remédios para conseguir urinar bem e mesmo assim não está satisfeito? agende uma consulta e vamos conversar !

Dr. Thiago Bruno

Localização

Instituto de Urologia Natal

Rua Ceará Mirim, 264
Tirol, Natal – RN, CEP 59020-240
VEJA NO MAPA

Centro Clínico da Mulher

Rua Coronel Joaquim Manoel
Harmony Center, 615
Petrópolis, Natal – RN, CEP: 59012-330
VEJA NO MAPA