Cirurgia Laparoscópica em Urologia


As cirurgias convencionais com grandes cortes no abdome do paciente já há um bom tempo perderam espaço para as modernas cirurgias de pequenos cortes. Embora ainda sejam realizadas, as cirurgias “abertas”, ficam indicadas para casos bem específicos ,mas ainda tem ,sem dúvida ,seu valor em muitas situações. Mas a verdade é que os avanços tecnológicos vem para ficar, e na medicina não é diferente. A cirurgia laparoscópica é um modo de fazer procedimentos cirúrgicos com mínimas incisões (cortes), sendo uma técnica minimamente invasiva, utilizada por urologistas para tratar diversas doenças.

O benefício inquestionável deve-se ao menor trauma cirúrgico ,com preservação dos tecidos e estruturas ;menor perda de sangue, consequentemente menos chance de precisar de transfusões sanguíneas; menos dor na recuperação pós-cirúrgica , taxas mais baixas de infecção, e ainda um efeito estético melhor, quando comparado a cirurgia aberta ou convencional. Some-se a isso uma ágil recuperação e o retorno às atividades precocemente . Por esse conjunto de vantagens, sempre que possível, os procedimentos urológicos em órgãos internos são realizados por esta técnica: LAPAROSCÓPICA.

Praticamente todo o aparelho urinário pode ser acessado por cirurgias laparoscópicas: podendo ir além até…desde as glândulas que ficam acima dos rins, chamadas suprarrenais, passando pelo próprio rim e sistema excretor com pelve renal e ureteres, a bexiga indo até a próstata. O tratamento para diversas situações nestes órgãos incluem tumores benignos e malignos ,bem como ,malformações congênitas ,que são aquelas alterações já presentes até antes do nascimento do indivíduo.

Gostaria de saber mais sobre o procedimento laparoscópico? Acesse esse post no meu instagram:  https://www.instagram.com/p/BK_yr9WgnPR/?igshid=1hw3p35bcmeiu

Ou ainda,este outro ,para saber os principais usos de laparoscopia em urologia: https://www.instagram.com/p/BhzakVnAjKc/?igshid=1lomiizuilx8m

Dr. Thiago Bruno

Localização

Instituto de Urologia Natal

Rua Ceará Mirim, 264
Tirol, Natal – RN, CEP 59020-240
VEJA NO MAPA

Centro Clínico da Mulher

Rua Coronel Joaquim Manoel
Harmony Center, 615
Petrópolis, Natal – RN, CEP: 59012-330
VEJA NO MAPA