Estou saudável!Então, quando procurar o UROLOGISTA?


Esta é uma pergunta bastante comum feita a nós urologistas. A maioria dos homens pensa que só deve ir ao urologista quando completa 50 anos. Isso se deve a campanha de rastreio precoce do câncer de próstata que tem ampla divulgação, especialmente no mês do “novembro azul”. Mas a verdade é que o homem deveria consultar o urologista em todas as fases de sua vida: desde a infância, passando pela adolescência, vida adulta e quando idoso.

Explico! Na criança, logo no primeiro ano de vida, a avaliação da adequada formação dos órgãos genitais e a identificação precoce de possíveis malformações é o foco. Na pré-adolescência e adolescência, com as modificações hormonais , a atenção volta-se ao desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários , por exemplo , o surgimento dos pêlos, aumento do tamanho do pênis e testículos, e as orientações médicas de higiene íntíma e instruções para o início de uma vida sexual saudável e segura com ensino de medidas de prevenção.

Durante a fase adulta e sexualmente ativa , os exames para evitar e pesquisar DSTs e seus tratamentos. Na terceira idade, os problemas decorrentes do envelhecimento como deficiência dos hormônios masculinos, o crescimento da próstata e suas consequências; bem como o rastreio do câncer de próstata para instituição de tratamento precoce com maiores chances de cura.

Quando se pensa em saúde masculina com prevenção de doenças, o urologista deve estar sempre ao lado do homem! Isso é o ideal para evitar problemas antes que apareçam. Mas também o urologista estará presente quando os problemas surgirem. Desse modo, a confiança já estará estabelecida para  em conjunto com o paciente solucionar cada caso.

Dr. Thiago Bruno

Localização

Instituto de Urologia Natal

Rua Ceará Mirim, 264
Tirol, Natal – RN, CEP 59020-240
VEJA NO MAPA

Centro Clínico da Mulher

Rua Coronel Joaquim Manoel
Harmony Center, 615
Petrópolis, Natal – RN, CEP: 59012-330
VEJA NO MAPA