Pedras nos rins (Cálculos Renais)


Causa urológica muito comum nas emergências, através do que nós médicos chamamos de “cólica nefrética”, os pacientes portadores dos cálculos renais dirigem-se ao pronto-atendimento queixando-se de dor nas costas (lombar) intensa, excruciante, angustiante…que não melhora com remédio comum pra dor, precisando de medicações diretamente na veia para algum alívio, mesmo que temporário. Às vezes associa-se uma náusea intensa que culmina com o vômito e completam o desconforto do paciente.

Quem passa por tão devastadora sensação de incapacidade frente à dor, não deseja senti-la novamente: considera-se das piores dores do ser humano!

Há vários tipos de cálculo, sendo os de oxalato de cálcio mais frequentes. Embora o termo “renal” seja popular, a pedra pode situar-se em outras partes do sistema urinário, como ureteres, bexiga e uretra. Essa localização e tamanho vistos preferencialmente por tomografia computadorizada definirão a técnica cirúrgica. Utilizam-se equipamentos modernos de microcâmeras e lasers que permitem cirurgias minimamente invasivas e rápida recuperação.

Alguns necessitam de intervenção cirúrgica imediata, outros são tratados de maneira conservadora à espera de que a pedra vá embora quase que por conta própria…e pode dar certo! Para isso é importante a avaliação do urologista, indicando os exames diagnósticos necessários para conduzir adequadamente cada caso.

Dr. Thiago Bruno

Localização

Instituto de Urologia Natal

Rua Ceará Mirim, 264
Tirol, Natal – RN, CEP 59020-240
VEJA NO MAPA

Centro Clínico da Mulher

Rua Coronel Joaquim Manoel
Harmony Center, 615
Petrópolis, Natal – RN, CEP: 59012-330
VEJA NO MAPA